domingo, 29 de março de 2009

RELAÇÃO ENTRE IDENTIDADE E CULTURA

A identidade sócio-cultural no Brasil é muito diversificada. Não existe apenas uma, mesmo quando analisamos um município tão pequeno como é o de Afonso Cláudio, embora possamos falar em identidade cultural brasileira, fica perceptível em cada ambiente observado a pluralidade contida neste conceito. É mesmo uma riqueza a possibilidade de convivência que nosso município oferece em termos de costumes, hábitos, religiões, culinárias, sotaques, etc.
Precisamos conhecer melhor nossa realidade para celebrarmos nossa cultura. As diferenças são grandes, tanto pela vastidão do nosso território como pelas realidades tão variadas, fato que não deve impedir nossa harmonia enquanto povo. O respeito é fundamental para que possamos acabar com os preconceitos. Só pelo conhecimento isso é possível.
Para isso propomos uma discussão com estes indivíduos a fim de conhecer os vários significados de cultura e identidade e sua importância para entendimento dos valores e costumes das culturas locais, regionais e nacionais, no processo histórico da sociedade Afonso-claudense e nacional.
Gostaríamos de ressaltar que para que melhor conheçamos a nossa cultura e possamos identificar a identidade cultural da comunidade da qual fazemos parte sem, contudo, agirmos etnocentricamente, necessitamos de realizar uma reflexão sobre a cultura brasileira e despertar a consciência de que somos nós que construímos essa história em cada instante de nossas vidas.
Todos nós temos cultura e a nossa convivência diária cria e recria os valores culturais constantemente. Em todos os setores da vida estão presentes aspectos culturais que dizem respeito a maneira como pensamos o mundo e transformamos em coisas concretas como estratégias de sobrevivência.
Desta forma, notamos que os povos possuem maneiras diferentes de expressar sua cultura. A realidade encontrada no nosso ambiente é muito diversificada, observamos que cada época tem os seus produtos culturais e estes, muitas vezes, são esquecidos ou deixados de lado, devido à miscigenação dos povos e a falta de incentivo sócio-cultural de preservação e manutenção da identidade cultural.
Compreendemos, através de análises que a realidade da vida em sociedade pela arte, religião, esporte e todas as formas de conhecimento, é marcada pela cultura de cada povo que se traduz de maneira representativa, ou seja, nós construímos no nosso imaginário, maneiras de viver que expressam o nosso pensamento, a nossa paixão, a nossa raiva que configuram as preferências pessoais e sociais de um modo geral.
Os jovens lutam para construírem a sua identidade e se fazerem presentes dentro da sociedade da qual fazem parte, entretanto, se não houverem incentivos sócio-culturais, dificilmente estes jovens terão orgulho de disseminarem sua cultura, bem como os costumes próprios à mesma, formando assim a sua identidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!