terça-feira, 26 de maio de 2009

LIÇÕES DA VIDA

Desde pequenos ouvimos dizer que a vida nos ensina diversas lições ao longo de nossa jornada. Nos meus pouco mais de 30 anos de vida, tenho aprendido diversas lições, que me trouxeram até aqui e me transformaram na pessoa que sou hoje. Se boa ou ruim não cabe a eu julgar, e sim aqueles que convivem comigo, mas muitas lições ainda tenho que aprender para que minha vivência se torne mais “pacífica” e agradável tanto a mim mesma,quanto àqueles que convivem comigo.
Seguindo o estilo das listagens aqui apresentadas nas últimas edições, mostrarei a seguir uma lista de lições que ainda pretendo aprender em minha vida, objetivando relacionamentos mais agradáveis, vivências mais tranqüilas e uma jornada sem muitos altos e baixos, se bem que acho que os altos e baixos fazem parte dos ensinamentos e, consequentemente da vida.
1. Deixar de usa a frase: “eu não disse?”. Isso soa muito autoritário, e não quero apresentar esta imagem, pois realmente não sou assim. Gosto de relacionamentos bilaterais, onde uns aprendem com os outros.
2. Não insistir quando uma pessoa não quiser falar sobre algo. Esta é simples, tem haver com controlar a ansiedade, quando a pessoa quiser dizer o que a incomoda dirá, sem que eu insista. Mas tem meu lado altruísta que vive querendo falar mais alto... veremos...
3. Amar ao próximo COMO a ti mesmo. Acho que está será muito difícil, pois tenho o péssimo hábito de colocar o bem estar dos outros acima do meu. Na verdade me sinto bem em fazer o bem. A felicidade que proporciono aos outros também me deixa feliz, mas quando este outro me vira as costas deixa um gostinho amargo, principalmente se este sempre esteve acima de mim em minhas preferências e necessidades.
4. Aprender a hora e a vez das brincadeiras. Nem sempre tenho bom senso (apesar desta ser uma de minhas virtudes) e em dados momentos faço brincadeiras desapropriadas em momentos inoportunos o que causa desconforto tanto a mim quanto àqueles com quem brinco.
5. Aprender a hora certa de me calar. Esta tem haver com o número dois, só que é mais abrangente, pois inclui falar mesmo quando sou questionada a dar minha opinião. Uma vez uma pessoa me disse que minhas “verdades” eram cruéis; no momento não compreendi, mas hoje analiso que nem sempre estamos preparados para ouvir a verdade e, neste momento elas se tornam cruéis e machucam.

Para iniciar estão boas estas 05 lições, mas com certeza no decorrer dos dias notarei a necessidade de mais algumas e não hesitarem em compartilhá-las com quem desejar. Pode ser que além de aprender, eu possa ensinar... aí sim as lições serão mais abrangentes, pois deixarão de ocupar o posto de apenas minhas para assumirem o lugar de destaque na vida da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!