segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

POR QUE EU GOSTO DE LER LIVROS?

Cresci num ambiente repleto de livros. Livros de todos os aspectos, tamanhos cores e cheiros. Sim, livros têm cheiro. Não sei se cheiro de papel, de guardado, de poeira ou de traça. Eu caracterizo como cheiro de livro mesmo e onde quer que eu esteja e sinta esse cheiro, reconheço imediatamente se a leitura é boa ou não.


Descobri o paraíso dos livros aos 11 anos quando entrei para o Ginásio e encontrei naquele colégio enorme uma biblioteca com uma infinidade de volumes. Todo o tempo livre que tinha era entre aquelas estantes que me enfiava e, além do cheiro dos livros, viajava com as histórias que eles me contavam: aventuras, suspense, romances...


O tempo foi passando. Outros cheiros tomaram conta da minha vida, mas o cheiro dos livros jamais me abandonou. Às vezes ele se misturava com as flores da primavera, em outras situações ele vinha acompanhado com o ar morno das tardes de outono. Tinha dias em que eu confundia o cheiro do livro com o cheiro da chuva molhando o chão, contudo rapidamente diferenciava os dois e respirava aliviada por não perder o cheiro que me inebriava.


Hoje, diante de toda tecnologia que envolve minha vida, leio muito mais que antes. Tenho acesso a uma infinidade de assuntos, autores, materiais diversos pela tela do computador que satisfazem minha necessidade de conhecimento. Mesmo assim, ainda há uma necessidade que só consigo satisfazer tendo às mãos um belo exemplar em papel, de espessura lisa ou áspera, nomes diagramados nas capas duras de diversas cores e formas e com letrinhas miúdas impressas em folhas brancas, folhas coloridas, folhas recicladas, mas folhas estas carregadas de um cheiro forte e característico, o cheiro de livro, que me impele cada vez mais a ler, ler livros.

Este texto faz parte da Blogagem coletiva: Por que eu gosto de ler livros, do Blog Livros e Afins de Alessandro Martins .

6 comentários:

  1. Olá Patricia!
    Adorei o texto. Os livros impressos são mesmo especiais. Seu lugar está gravado, não há tecnologia que os tire de nós.
    Bjssssssssss

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, me identifiquei demais com seu relato, pois tb eu vejo e sinto os livros assim. Adoro o cheiro do papel, sentir seu toque entre os dedos, a textura das páginas, tudo me enleva, tudo me encanta!Adorei seu post! Tb estou participando da coletiva, beijos,

    ResponderExcluir
  3. Olá. Eu achei seu link nas Blogagem e vim conferir...

    Realmente, o cheiro de livro é ótimo e marcante. Cada vez que sinto me remete há inúmeras páginas e situações. Ótimo e texto e blog, parabéns.
    =*

    ResponderExcluir
  4. OLá meninas,

    Obrigada pelo carinho. Escrevo porque amo as palavras e, constantemente elas ficam bailando na minha mente e, aí, coloco-as para fora, delicadamente através de frases e textos. É maravilhoso saber que minhas palavrinhas são lidas e apreciadas.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Patrícia,

    Valeu pela participação!

    De fato, quando o ambiente nos favorece, é mais fácil aprender a gostar de ler e descobrir os prazeres que essa atividade pode trazer.

    Convido-a à nova blogagem coletiva. Desta vez o tema é Meu Personagem Favorito de Livro: http://migre.me/3TwQ1

    Pretendo fazer uma a cada duas semanas, aumentando o contato entre a comunidade de blogueiros fãs de livros.

    Se puder participar novamente, será muito bem-vinda!

    ResponderExcluir
  6. Amo escrever, Alessandor. Participarei com todo prazer.

    Nos veremos lá.

    Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!