domingo, 29 de março de 2009

A EDUCAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA

O desafio posto a todos nós educadores, enquanto formadores de novos profissionais, é contribuir para a construção de um novo projeto educativo, uma nova formulação pedagógica à altura das exigências e carências do mundo contemporâneo. É papel, de todos aqueles, de fato, comprometidos com a melhoria e redesenhamento da nova ordem mundial, no contexto sócio-político-histórico-cultural e educacional do nosso País.
Entretanto, a educação não pode ser dissociada, em seus conceitos, no que diz respeito às disciplinas, níveis e modalidades de ensino, haja vista que a aprendizagem é um processo contínuo que se inicia com o nascimento do indivíduo e continua por toda a sua vida.
O ato de educar não pode ser realizado de forma individualista, ou seja, não pode ocorrer isoladamente. A educação deve ocorrer de forma a englobar todo o ambiente onde ela se dá, especificando-se ao desenvolvimento individual do aluno e suas necessidades cognitivas.
Durante o processo ensino-aprendizagem toda a comunidade escolar, que engloba: alunos, professores, equipe administrativa, equipe técnica, pais e comunidade, devem participar efetivamente deste referido processo, com o intuito de enriquecê-lo. Uma forma efetiva de ocorrer esta participação é através do Projeto Político Pedagógico da Instituição que deve ser elaborado respeitando os princípios éticos e educacionais aos quais a escola se propõe, contando com o apoio da comunidade escolar, na expectativa da formação do aluno/cidadão.
A educação proposta deve levar em conta a natureza individual de cada aluno, buscando o seu pleno desenvolvimento cognitivo, motor e físico. Desta forma, faz-se necessária a relação entre escola e sociedade onde esta está inserida, sendo que a educação se dá em toda a amplitude das situações que produzem ou provocam aprendizagem.
A verdadeira aprendizagem fundamentada na educação deve ser uma aprendizagem transformadora, que promova o saber e à práxis que é caracterizada como a contínua conversão do conhecimento em ação transformadora e da ação transformadora em conhecimento.
Acreditamos, então, que a aprendizagem deva acontecer num ambiente cooperativo onde todo o sistema tenha a oportunidade de participar e dar sua contribuição para a formação dos conceitos que efetivamente formarão o cidadão capaz de exercer seu papel de construtor e modificador da sociedade onde está inserido.
Devemos compreender, que todo sistema educacional possui um objetivo, embora às vezes seja difícil identificá-lo, pois não estamos acostumados a vê-lo como ele realmente é, ou seja, a educação formadora de indivíduos para a atuação cidadã na sociedade.
Um sistema consiste de componentes, entidades, partes ou elementos - embora também possam ser vistos como sub-sistemas, e as relações entre eles. O certo é que a integração entre tais componentes pode se dar por fluxo de informações, matéria, energia.
Desta forma, compreendemos que a educação deve constituir-se de um todo articulado que auxilie o aluno na construção de seu conhecimento de forma que este o direcione para sua plena inserção na sociedade como cidadão.

5 comentários:

  1. Parabéns pelos comentários colega, são muito bons.
    abraço, bartolomeu santos

    ResponderExcluir
  2. Olá estou no meu último semestre na faculdade e achei seu texto muito bom.
    Estou fazendo um trabalho de dissertação e gostaria de saber se posso me basear no seu texto.Meu tema é Educação e a Costrução da Cidadania que tem tudo a ver com seu tema.
    Gostaria de ser sua seguidora será que eu posso e como eu faço pra ser? no seu blog não consta pra ser seguidores.Obrigada e parabéns pelo seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Regina Célia,

    Pode usar o texto sim, o escrevi há muito tempo e precisa de revisão. Quanto a seguir o Blog, não coloquei esta opção no Blog mesmo não, mas pode aparecer aqui sempre que quiser para conferir as novidades.

    Abraço,

    Patrícia Lerbarch

    ResponderExcluir
  4. Agradeço pela ajuda Patrícia, vou adorar aprecer sim e quando puder visita o meu no endereço:
    www.reaprendendoaensinar.blogspot.com.
    Este blog nasceu de uma atividade proposta pelo meu professor.

    ResponderExcluir
  5. Olá, estou realizando uma pesquisa pedagógica e contei com a participação de seu texto e todo seu conteúdo explicativo e coerente. Desde já agradeço e dou-lhe os parabéns pela capacidade. A construção de seu texto está ótima e o conteúdo nem se fala. (:

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!