segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

CHEIROS E SONS


Existem sons que nos encantam: sons naturais, sons individuais, sons artificiais, sons coletivos. Existem também cheiros de igual encantamento e que nos transportam a outros ambientes, lugares, estados de espírito e até outros tempos.

Os sons dos pingos da chuva batendo no telhado, por exemplo, conduzem-nos, geralmente, a um espírito de tranqüilidade e preparam-nos para uma viagem imaginativa provocada pelo cheiro da terra molhada. O som dos trovões que explodem no céu, desperta a mente e abre caminho para novas emoções irradiadas pelos diversos cheiros trazidos pelos ventos que acompanham a chuva, são cheiros que vêm de longe, cheiro de outras “energias”, de outras “forças”, cheiros transcendentes.

Há também o som do silêncio transmitido pela noite. Esse reflete um espírito de mistério e proporciona um cheiro fresco, lenitivo; um cheiro que inebria, refrigera a alma e a dispõe para as novas relações de um novo dia, numa nova história a ser contada.

Já o som do sol aquecendo a pele da gente é quase inaudível, diria até perceptível apenas àqueles sensíveis à poesia que envolve o viver. Este som, por sua natureza, proporciona força, calor e traz consigo o cheiro do fogo que não queima nem arde, só energiza.

O som da brisa nos cabelos canta, bem pertinho dos ouvidos, a mesma canção cantada às folhas das árvores, às flores do campo e, de quebra, transporta todo seu aroma que perfuma a alma e a vida.

Nesta época gostosa, onde o vento que sopra na noite lá fora traz em si um cheiro quente e doce, os sons são também diferenciados e especiais, são sons de sinos delicados, sons de vozes em coro que cantam as boas novas, são  orquestras inteiras anunciando que o Natal está chegando, a vida está se renovando e, mais uma vez temos a oportunidade de transmitir todo amor, alegria, paz, paciência, bondade, benevolência, fé e mansidão, os dons que um dia recebemos do Criador.

Um feliz Natal, cheiroso e com sons harmoniosos!

Texto pulicado no "Jornal Cidade", dez. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!