quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

QUEDA NA QUEDA DA DENSIDADE DEMOGRÁFICA


Afonso Cláudio tem cerca de 30 mil habitantes. São ‘gentes’ simples: trabalhadores do campo, pequenos empresários, funcionários públicos, crianças, idosos, não identificados.

Durante todos os meses do ano as ruas ficam empilhadas de gente. Carros, motos, bicicletas, gente mesmo. Todos andando de lá para cá, entrando em bancos, fazendo compras nas lojas, formando fila no posto de saúde, ficando de bobeira na praça (de manhã, de tarde, de noite... como essa gente consegue tempo?). O fato é que é muita gente.

Entretanto, existe um período em que ocorre uma queda brusca na densidade demográfica do Município. As ‘gentes’ simplesmente desaparecem das ruas, evaporam. Em plena segunda-feira não há fila em frente ao posto de saúde, as senhas do banco sequer são retiradas, nas lojas as vendedoras ficam encostadas no balcão.

É o mês de janeiro. O mês das férias escolares, onde Afonso Cláudio reduz, consideravelmente seu número de habitantes.

Sempre foi muito bom andar por aqui nesta época, as ruas sem trânsito, a praça relegada aos passarinhos, poder sentar num banco qualquer e ler um livro de bermuda e chinelo, sem ninguém reparar.

Este ano minhas férias meio que brincaram de esconde-esconde comigo e fiz parte da pequena parcela da população afonsoclaudense que permaneceu por aqui no mês de Janeiro. E qual foi minha surpresa, quando percebi que a outra parcela teve a mesma ideia que eu. Parece que ninguém abandonou a cidade nesta temporada. O que teria acontecido?
Os bancos continuavam empilhados de gente, as filas no posto de saúde desciam as escadarias (era para fazer o cartão nacional do SUS) e tomavam a calçada, a praça estava lotada (de manhã, de tarde, de noite... quero um pouco do tempo dessa gente). Sem falar no trânsito que está cada dia pior com esta infestação de ‘tatus’ que não nos abandona. Apenas nas lojas as vendedoras continuaram encostadas no balcão, isso não mudou.

Não consegui chegar a nenhuma ideia conclusiva, mas tenho algumas hipóteses que estão sendo elaboradas pela minha mente sempre ativa. Ao longo dos meses vou detalhá-las, quem sabe encontro a resposta para essa queda na queda da densidade demográfica no município no mês de Janeiro de 2010.

Esse ano está mesmo, a cada nova análise, se mostrando um ano atípico. Muito bom, pois “da Graça” eu já sei que ele é.

2 comentários:

  1. rsrs...
    As férias também brincaram de esconde-esconde comigo, por isso que colaborei aí 'na queda da queda...'

    Acho que tinha muita gente que o 'dimdim' foi quem brincou de esconde-esconde, por isso ficaram por aqui tbm colaborando na queda, assim como eu. rsrs

    Bj e que venham mts dias atípicos por aí nesse ano!!

    ResponderExcluir
  2. Nem vem q não tem, durante vários dias vc desapareceu da cidade,do trabalho, do trânsito, das filas e do calor infernal...

    engraçadinha.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!