segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

RESENHA DE FEVEREIRO - O FANTÁSTICO MISTÉRIO DE FEIURINHA


Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, a escolha de Fevereiro para o Desafio Literário 2010, “O fantástico mistério de Feiurinha” não está relacionada ao filme recém lançando com o mesmo título.

Escolhi a leitura de “O fantástico mistério de Feiurinha” tendo em vista um trabalho realizado por colegas cursistas do Pró-Letramento de Alfabetização e Linguagem que fiz no ano passado. Na ocasião manifestou-se em mim o desejo pela leitura, mas faltou-me a oportunidade e o necessário tempo, de modo que, quando o desafio de fevereiro sugeria um livro que remetesse aos contos de fadas, agarrei a oportunidade e saí em busca do título

Resumo do livro: Uma das princesas dos contos de fadas some e todas as outras se sentem ameaçadas a terem seus “viveram felizes para sempre” arruinados. Elas descobrem que a princesa Feiurinha desapareceu, porque sua história não era escrita, nem passada de geração a geração verbalmente. Elas saem a procura da história de Feiurinha com ajuda de um escritor, mas ninguém conhece a história. Até que todas as personagens descobrem a pessoa que conhece o “mistério” de Feiurinha (não vou contar quem!) e o escritor pode reescrever a história para que ela seja lembrada e volte ao reino das princesas.

O que achei do livro: Como imaginei foi uma leitura encantadora e divertida. Pedro Bandeira soube bem ressaltar a importância dos leitores para tornar uma história um sucesso e determinado personagem inesquecível. O universo dos contos de fadas é extremamente rico e deve ser explorado não apenas por crianças, como por todos os leitores que se dispõem a exercitar a imaginação de uma forma leve, divertida e capaz de nos levar as mais diversas situações.

Este desafio literário, apesar de estar apenas no segundo título, já me trouxe inúmeras surpresas. Surpresas agradabilíssimas: conhecer pessoas que como eu adoram livros, outros que criticaram minha listinha tão modesta dizendo que escolhi ler algumas M... clássicas, e até o privilégio de ler o livro quentinho, mal saído do forno de um renomado autor brasileiro.
É, ler realmente nos remete a um mundo fantástico, onde nunca antes estivemos. Boa leitura a todos e até março.

26 comentários:

  1. Menina eu li esse livro há muitos anos e até produzi uma peça de teatro baseado nele...
    A sua escolha foi perfeita, a historia e divertida e maravilhosa...
    Bjinhuxxxxxxx

    ResponderExcluir
  2. Pedro Bandeira é O escritor, não é mesmo? Adoro todos os livros dele que eu já li.

    Gostei da história. De vez em quando é muito bom ler um livro infanto-juvenil. hehehehehe

    Também estou adorando o Desafio. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Patrícia,
    adorei a sua escolha desse mês. NNao li esse ainda, mas Pedro Bandeira é um excelente escritor de boas histórias, encantadoras e que marcam nossa vida. Boas leituras e até março.

    ResponderExcluir
  4. Que legal!!! Li esse livro há anos atrás e tinha esquecido 1 pouco a história. Gosto dos autores infanto-juvenis brasileiros, e mesmo já sendo bem "grandinha" ainda leio bastante.

    Qtas às críticas nem esquenta sua cabeça, o poder da leitura reside no fato de q vc é livre pra escolher e ser quem vc quiser e isso inclui ler oq q vc escolher.

    Bjos e Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  5. Que história fofa! Eu gosto muito da literatura infanto-juvenil e de vez em quando me pego emcionada com algum. :)
    Beijos! ;)

    ResponderExcluir
  6. LINDO CONTO DE FADAS!
    Parabéns pela escolha do livro!

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua escolha!!! A resenha ficou o'tima. Sou fa da literatura infanto juvenil. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parabéns por ter prestigiado um autor brasileiro.
    É importante valorizarmos as produções brazucas.
    A história parece ser muito fofa. E, sem contar, que valoriza o papel do leitor, afinal, quem se entrega a arte de escrever, necessita de leitores que possam disseminar suas histórias por aí.
    E você fez isso muito bem ao nos relatar a história da Feiurinha.
    Deu vontade de ler. Amo livros infantis.
    Parabéns pela escolha criativa.
    Amei a sua resenha

    ResponderExcluir
  9. Oi Patricia,
    Adorei sua resenha, não conhecia esse livro.
    Gosto de contos de fada, essa parte fantasiosa é lindo...achei a história fofa!!
    Ah, adorei sua resposta lá na promoção do Amante, obrigada por participar.
    Bjs.
    Michele

    ResponderExcluir
  10. Não li nada desse autor mas ele parece ser muito bom, adorei sua resenha, Parabéns por ela e pelo blog...e é realmente bom mesmo conhecer pessoas que gostam de ler como nós...bjus elis!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Ei meninas,

    Obrigada pelo carinho, esse desafio está sendo ótimo em diversos aspectos.

    ResponderExcluir
  12. O proprio filme parece ser bem divertido...e geralmente os livros costumam ser melhores msm! Otima escolha..bjs

    ResponderExcluir
  13. Adorei sua resenha :)
    Também acho que contos de fadas não são histórias exclusivamente infantis. Pelo contrário, gosto bastante. Engraçado que só parei pra pensar nisso quando vi o tema de fevereiro do desafio. Nunca tinha reparado que vários livros de que gostei e outros que estavam na minha lista se encaixam nessa categoria (As Crônicas de Nárnia, Crepúsculo, Diário da princesa, entre outros).

    Não li "O fantástico mistério de Feiurinha" (não que eu me lembre, já que era rata de biblioteca e fã de Pedro Bandeira na minha adolescência), mas o nome do autor já diz muito a favor. Vou colocar na minha lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Bem legal a história do livro..já havia visto o trailler do filme, mas tenho um pouco de receio dos filmes da Xuxa..rs...deve ser bem melhor ler o livro mesmo!

    ResponderExcluir
  15. Pati, eu tb tive reservas assim que vi o título... porque liguei ao filme da Xuxa. Mas na verdade, até mesmo a Xuxa tem o direito de ter como base um texto bom, não é?? hahahaha

    A história é interessante, pela sua resenha fiquei com vontade de ler também. Eu trabalhei com história oral em dois projetos de iniciação científica, inclusive meu TCC foi nessa área de registro da história de quem está vivo, porque se não for registrada "deixa de existir". Gostei...

    Beijo e bom domingo!

    ResponderExcluir
  16. Fora o 'esforço' para o livro chegar até vc, acho que colaborei bastante aí na leitura dele, né?rsrs

    Vim reler sua resenha, pois minha memória anda tão ruim que não me lembrava mais da história, mt boa resenha, diga-se de passagem!

    Acho q sua escolha foi bem melhor que a minha...kkk
    Bjão e aguarde a minha q já, já, vem por aí

    ResponderExcluir
  17. Fiquei aqui não só com a vontade de ler o livro, como de escrever sobre contos... parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  18. Eu simplesmente amo literatura infantil e o universo que ela retrata com fantasia e mágica. Sua resenha aguçou a vontade de ler essa história. Excelente escolha.

    ResponderExcluir
  19. Adorei! Vou por na minha lista!!
    Sou fã de literatura infantil, e agora, com meu pimpolho crescendo, vou me fartar no mundo dos contos de fada!
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  20. Que grata surpresa, Patrícia!

    Eu li esse livro durante a disciplina "Literatura Infanto-Juvenil I", mais ou menos em 2005. Adorei e o tenho guardado com muito carinho. Esse livro é muito gostoso.

    O filme nem de longe - já poderíamos esperar, pois com o dedo podre da Xuxa daria nisso - consegue conquistar como a obra. A única coisa boa disso é que os fanáticos pela "rainha" vão divulgar e ler esse livro que realmente merece ser lido.

    Bjos!
    Até a próxima!

    ResponderExcluir
  21. So cute!!! Este livro deve ser um máximo... uma história que realmente merecia virar filme... boa escolha...Bjs! até março!

    ResponderExcluir
  22. Pedro Bandeira é maravilhoso. Lembro de como devorei as páginas de seus livros na adolescência. Meus 13 anos foram marcados pel'A Droga da Obediência.

    E esse, eu não conhecia até o lançamento do filme, que eu até fiquei com vontade de ver depois que vi uma entrevista dele dizendo que chorou durante a sessão. Fiquei curiosa para saber se chorou por que é bom ou por decepção. :p

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada do Pedro Bandeira, confesso envergonhada. Mas esse livro parece super legal. O filme é bom, e como por via de regra o livro sempre é melhor.. .anotei a dica.

    p.s: Estou sorteando vários livros lá no blog. Depois passa lá.
    bjssss
    www.meninadabahia.com.br

    ResponderExcluir
  24. Acabei de ler o livro e escrevi minha resenha, então fui procurar mais opiniões e cheguei ao seu blog, gostei do texto.

    Assinei a sua Newsletter.

    Jesimiel | @cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. eu amei esse livro é muito bom

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!