sábado, 22 de agosto de 2009

CULTURA


A cultura é uma coisa muito interessante, principalmente quando está relacionada a um país tão diversificado como é o Brasil, que foi colonizado por povos tão distintos, resultando nesta miscigenação gostosa que é o povo e a cultura brasileira.
De uma região para outra, de um estado para outro e até de uma cidade para outra, é possível notarmos a diversidade cultural no modo de falar, vestir, agir, alimentar, etc.
Esta semana estava lendo o blog do Prata, no Estadão e ele começou falando mal da mostarda. Por uma fração de segundos pensei que ele criticava aquele grãozinho verde [que na verdade chama-se ervilha e não mostarda], mas logo em seguida lembrei-me que os paulistas tem costume de comer tudo com mostarda. Nós capixabas usamos cat-chup e maionese.
Quando estive em São Paulo há alguns anos tive dificuldades para pedir um lanche, e quando decido qual queria percebi que também era muito diferente daqueles que comemos aqui.
Na Bahia a comida também era uma loucura [de boa]! Comi cocada, tapioca de carne seca, muita moqueca e experimentei o tal do acarajé [mas confesso que não gostei deste último]. Sem falar no jeito de falar do povo de lá, o carisma em atender aos turistas, seu modo de vestir...
Quando em minas não notei tanta diferença na alimentação, haja vista que moro aqui bem pertinho... mas o jeito de falar daquele povo também é diferente do nosso.
Nosso! Só nosso [capixabas] é chamar lagartixa de taruíra, biscoito de polvilho de maluco, suco congelado na sacolinha de chup-chup; também é nosso o Moxuara, a Jully, o Roberto Carlos e muitos outros; ter praia e montanha num curto espaço de distância; ter gente hospitaleira que faz de tudo para agradar ao estranho e ao conhecido; ter trânsito caótico em cidadezinhas com menos de 30mil habitantes; ter orgulho de ser brasileiro e possuir esta diversidade cultural sob a mesma língua, o mesmo presidente, a mesma nação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!