terça-feira, 18 de agosto de 2009

SER CRIANÇA

Criança tem gostos estranhos, né? Talvez porque não tenham consciência do que é a vida e do que tudo o que fazemos nos trazem consequências, mas a verdade é que as crianças não se importam com as aparências, com as consequências, com os desdobramentos dos fatos, etc, etc, etc.

Quando eu era criança adorava andar de camburão da polícia. Toda vez que meu pai estava de plantão (ele é PM aposentado), torcia para que ele passasse lá em casa para me pegar e levar para a escola e quando ele entrava no pátio da escola para manobrar então... aí eu ia nas nuvens!!!

Mas eu era criança... hoje as viaturas me assustam, o giroflex ligado me arrepia a nuca e a sirene me tira o fôlego.

Gostava de andar descalço pelas ruas. Vivia perdendo o chinelo e quando mamãe pedia para comprar alguma coisa no mercado, ou pão na padaria, eu ia mesmo era descalço. Hoje, dar um passo (ou vários) pelas ruas descalço me causa repulsa e vergonha.

Também tinha muitas amigas. Andávamos abraçadas, de mãos dadas, ficávamos o dia inteiro juntas, tomávamos banho juntas, dormíamos juntas...

Acho que a felicidade e o prazer das crianças em seus gostos e hábitos estranhos está na inocência, na ausência de maldade, na amizade incondicional, no amor desmedido, na confiança no próximo...

Como gostaria de voltar a ser criança, ou pelo menos agir e pensar como elas...Feliz foi Peter Pan!

Um comentário:

  1. Patrícia...

    Não acho que Peter Pan é que foi feliz, porque já que não cresceu, ele nunca pode distinguir o que era ser criança...Você tem essa visão porque viveu a meninice e está agora em outra fase.
    Ser criança é, de fato, algo extraordinário por tudo o que vc escreveu.Conviver com crianças tem me feito ver o mundo de um jeito bem diferente: bem mais leve, mais simples, mais surpreendente... Tenho aprendido muito com elas.
    E acho que é isso que falta em nós, humanidade em geral: aprender com as crianças, ao invés de querer que elas cresçam logo. Não é ruim crescer. Mas é ruim não poder mais ser criança... Então, precisamos equilibrar as coisas, ser adultos sem deixar morrer em nós a doçura e a inocência dos pequeninos...Sei que muitas vezes seremos incompreendidas, mas seremos, certamente, muito mais felizes...
    Afinal o Reino dos Céus já é das crianças...E eu tbm quero ir pra lá!!!!!

    Bj pra vc e todo o meu carinho...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!