sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

ENTÃO É NATAL


‘Então é Natal’, mais uma vez e de novo. Mas até quando? Li na coluna do Prata há alguns dias, que o Natal estava acabando e que no máximo em 10 anos seria totalmente esquecido e se tornaria apenas mais um feriado onde se festeja sem saber realmente o seu sentido. Achei engraçado este comentário quando o li, mas não pude deixar de refletir sobre ele.

Não gosto muito de Natal, isso não é novidade aos meus amigos, mas acho que poucos deles compreendem os meus motivos, ou ao menos se interessam em compreender.

Há muito o Natal, em sua essência deixou de existir. Além da esfuziante troca de presentes, dos abraços de uma só mão, dos votos vazios de ‘Feliz Natal e próspero Ano Novo!’, pouca emoção dos primeiros natais ainda resiste à modernidade da vida, à globalização da sociedade, à banalidade dos sentimentos.

Essencialmente o Natal é um tempo de reunir a família, agradecer a Deus pelo presente maior que Ele nos deu, fazer votos (verdadeiros) de paz, amor, fraternidade, saúde. Mas a correria (?) do dia-a-dia tem nos feito minimizar este detalhe, deixando-o para depois, quando o tempo e as oportunidades se mostrarem mais favoráveis.

Entretanto, é necessário que não nos esqueçamos do motivo maior de estarmos no mundo, da necessidade do outro em nossas vidas e da nossa na deles. Não nos esqueçamos de que a renovação presente no Natal nos é necessária cotidianamente e que agradecer e pedir perdão são, intrinsecamente, sinônimos desta renovação.

Sobretudo, não aceitemos (ou ofereçamos) um abraço de uma mão só, um voto vazio de ‘Feliz Natal...’ ou um presente caro como compensação por não compreendermos, de fato, o verdadeiro sentido do Natal permitindo que ele realmente se faça esquecer na humanidade e se torne apenas mais uma comemoração indefinida no calendário.

De verdade e de coração, um Feliz Natal a você e sua família, que 2010 seja um período de compreendermos melhor o sentido da vida e que, a partir desta compreensão possamos viver verdadeiramente a vida como ela se propõe a nós, e um abraço apertado e gostoso, com as duas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!