quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

À ESPERA DO ENCANTO


A rua estava repleta de pessoas. Eram “gentes” de todas as idades: crianças pequenas, crianças de colo, crianças que corriam, crianças que se escondiam nas pernas dos adultos, crianças maiores, adolescentes aparentemente sem interesse no que estava acontecendo, pais radiantes e com a desculpa esfarrapada de estarem ali só para acompanharem os filhos, avós munidos da mesma desculpa e outros tantos que não escondiam sua expectativa e satisfação.

A verdade é que eram muitas pessoas disputando espaço, enfrentando o mesmo calor abafado (mesmo que a céu aberto), trocando saudações superficiais ou mais carinhosas e diretas.

O tempo ia passando, a noite aprofundando, o calor não abrandando e ele não vinha. A espera aumentava ainda mais a ansiedade e a expectativa. De repente, não mais que de repente, um clarão cruzou o céu e um foguete iluminou o céu avisando que sua comitiva estava por vir.

No alto dos meus 34 anos lembrei-me que só vi esta cena quando criança; minha colega ao lado com seus 24 anos disse que nunca tinha visto. Uma ausência de mais de 20 anos pelas ruas da cidade. Esta constatação era a justificativa de todas as pessoas ali na rua, acompanhadas de sua excitação e euforia.

Quando ele passou em parada pela avenida principal, com seus ajudantes à frente e a Banda Marcial atrás, todas aquelas “gentes”, de idades e tamanhos distintos, tornaram-se, invariavelmente crianças, e a única coisa que importava naquele momento, era saudar o Papai Noel.

______________________________________________________________

- Por que ele está tão magro?
- É porque ele passou mal e emagreceu.
- Passou mal de quê?
- Passou mal na viagem.
- Ah! Por quê?
- Porque é muito longe lá de onde ele veio, aí ele passou mal.
- Ele veio de ônibus, lá de onde ele veio?
- Não, ele veio de carro, mas passou mal assim mesmo.
- Ah! Mas por que ele não veio de trenó então?
- Porque a viagem era muito longa e as renas cansam.
- Uai, então como é que elas viajam o mundo inteiro no Natal?
(haja imaginação para ter todas as respostas para uma criança de 05 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante!