quinta-feira, 15 de abril de 2010

RESENHA DE ABRIL - RELATO DE UM NÁUFRAGO


Dizem que sou imediatista. Disso não sei, mas tenho consciência de que sou um tanto ansiosa. Imediatista é que tem o sistema de agir que dispensa intervenções e rodeios. Já o ansioso é sôfrego, impaciente, desejoso. De modo que estou mais para ansiosa que imediatista.

Também tenho a péssima mania de comprar ideias. Ideias alheias, nem sempre as melhores, ou mais fáceis de serem realizadas. Mas compro, não sei por que, e elas sempre me rendem ótimas histórias.

Mas o que isso tem a ver com a resenha de Abril? Simples, escolhi um livro dificílimo de encontrar. A ideia de lê-lo foi da Regina (sempre ela). Ela disse ser um bom livro, que já havia lido e gostado muito e, o mais importante, eu o encontraria na biblioteca da Escola Municipal Agrícola.

Pronto. Foi o suficiente para o título ir para a lista do Desafio Literário. O problema é que, não sei por que cargas d’água, o mesmo não existia mais na biblioteca da tal escola, nem em nenhuma outra biblioteca da minha pitoresca cidade. Tentei baixá-lo no formato e-book, mas só o encontrei em espanhol. Baixei assim mesmo, mas, decididamente, só falo a língua materna e não rolou essa leitura.

Resolvi, então, traduzi-lo utilizando os tradutores do “Mestre Google”. Não preciso dizer que ficou o “ó do borogodó”. Fui à Vitória (capital do ES) para um Seminário e, no intervalo do almoço, procurei o livro em duas livrarias e nada. Parecia que o livro não era mais editado e todos os exemplares haviam sumido das prateleiras.

Já em polvorosa com minha ansiedade e imediatismo, afoita por cumprir com meu “Desafio”, fui salva pelo meu doce amigo Robson, que me indicou um site que me entregou o livro em 3 dias (dobro do tempo que levei para lê-lo).

Agora sobre o livro:

Linguagem agradável, como tudo do Gabriel Garcia Marquez, foi uma leitura interessante que me permitiu compreender as agruras de um jovem rapaz que precisou enfrentar a fome, a sede, o frio e, sobretudo, a solidão do mar por dez dias, à deriva no mar do Caribe.

Em diversos momentos me coloquei na situação da personagem principal e fiquei a imaginar o silêncio do mar, a escuridão da noite e as loucuras às quais nossa mente nos remete nestes momentos ímpares da vida. Momentos dos quais nunca mais saímos vivos, ou seja, a pessoa que inicia a jornada nunca mais retorna, ela dá lugar a outro ser, renovado, com nova casca capaz de suportar diversas dores e com uma visão de vida que valoriza muito mais a si mesmo e ao que se conquista com esforço e luta.

Recomendo o livro como lição de vida, de luta e de exercício de controle da ansiedade e imediatismo. Valeu, sobretudo a experiência da caçada ao livro, dos esforços de ler em outra língua e lutar contra a tradução deficitária que consegui fazer. Que me aguarde livro de Maio.

13 comentários:

  1. rsrs
    ... já disse q agora só me comprometo a arranjar alguma coisa pra vc, depois de ter certeza, pode deixar, tá?

    Pow, mas eu tentei, até tive o trabalho de traduzi-lo (quer dizer, o Dr Sabe-tudo-google)- foi um tal de 'Ctrl c' e 'Ctrl v' que não acabava mais; ainda tentei ajudar na leitura e 'decifrar' a tradução, mas... deixa pra lá, né?

    Que bom que conseguiu ler e que tenha gostado, espero mesmo que tenha valido todo o esforço!! rsrs

    Pelo menos rendeu uma ótima resenha!!

    Bjão, meu anjo...

    ResponderExcluir
  2. Primeiro li Cem anos de solidão; depois, Amor nos tempos de cólera; então, li Memórias de minhas p. tristes; e o quarto foi Relato de um náufrago. Leitura belíssima, de fato. E também angustiante...
    Que bom que a FNAC lhe foi útil!
    Não fique brava e nem me ache metido, mas eu tenho todos os livros do Gabo, excetuando os jornalísticos.
    Gostei da sua saga para ler o livro. Sou assim, igual a você, quando eu quero eu busco até o fim :)
    Bjos...

    ResponderExcluir
  3. Que aventura a sua busca pelo livro, Patrícia! Pelo menos valeu a pena, pelo seu relato o livro deve ser muito bom.

    É mesmo uma pena que as editoras brasileiras não editem tanta coisa boa, sinceramente não me animo a comprar nada quando vou a uma livraria, são só os best-sellers do momento e toneladas de auto-ajuda (e vampiros...). Parece que os sebos são bem mais interessantes.

    Parabéns pelo esforço, e pela ótima resenha!

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse do GGM, apesar de adorar sues livros.

    Esse livro realmente faz o meu estilo, se tiver a oportunidade irei lê-lo.

    Abços!

    ResponderExcluir
  5. Apesar da aventura para conseguir o livro, parece que a leitura foi muito agradavel ... valeu a pena todo o esforco ... Parabens pela persistencia!!! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Creio que já havia feito um comentário, mas ele sumiu... vamos novamente, rs.
    Primeiro, obrigado pelo doce! Que bom que o site indicado lhe foi útil; fico feliz :)
    Sobre o livro, foi o 4º do Gabo que eu li. Fantástico, bem como sua resenha!
    Adorei sua epopéia para encontrar o livro... isso que é determinação! Parabéns ;-)
    Bjs!

    ResponderExcluir
  7. Patrícia, esse ia ser também a minha escolha para abril, mas após algumas pesquisas, tive receio de não encontrá-lo, então preferi nem arriscar. Mas fiquei muito feliz por ler a sua resenha aqui. Adorei, bjs! ;)

    ResponderExcluir
  8. García Marquez é sempre ótimo. Que bom que você conseguiu achar o livro e cumprir o desafio com uma leitura de qualidade!

    ResponderExcluir
  9. acho que esse mês no desafio vai ser do marquez....mas dificil nao ganhar, o cara é incrivel.

    adorei a resenha,vou tentar comprar ele logo.

    www.becodaspalavras.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Esse escritor é muito recomendado neh!!! Ainda vou ler todas as obras dele!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa resenha, ainda não li esse livro do Garcia Marquez.

    ResponderExcluir
  12. Oi Patrícia,

    Não conhecia este livro mas eu gosto muito do autor. Dele já li Cem anos de solidão que é um dos meus livros favoritos e O amor nos tempo de cólera.

    Adorei a resenha, vou colocar na minha lista. Agora se vou achar para comprar já é outra coisa ne rsrsrs

    bjoo

    ResponderExcluir
  13. Amo esse autor. Desconhecia esse livro. Bacana a sua escolha ainda porque nos apresenta livros pouco conhecidos. Gostei de acompanhar o seu percurso pré-leitura.

    Beijocas

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!