sexta-feira, 16 de julho de 2010

RESENHA DE JULHO - OS MISERÁVEIS


Um livro ligth, apesar de possuir um enredo cheio de idas e vindas. “Os miseráveis”, de Vitor Hugo, deixou-me com uma pulga atrás da orelha: temos mesmo autonomia de mudarmos o curso de nossas vidas? Ou nosso destino é pré-estabelecido e nada podemos fazer em relação a isso?

Jean Valjean enveredou-se por um caminho desvirtuoso, inicialmente não por sua vontade, mas devido às artimanhas do destino (?). Sofreu, foi humilhado, discriminado, agredido, menosprezado. Entretanto, uma mão lhe foi estendida e uma oportunidade de remissão lhe surgiu.

Mas viver não é simples, ou prático. É antes complexo e exige flexibilidade. As artimanhas do destino (se é que ele existe) nos cobra a todo instante o caminho que nos traçou.

O sofrimento faz parte da nossa caminhada. Saber enfrentá-lo, confrontá-lo, ou simplesmente conviver com ele é onde reside o segredo da vida e do viver.

Fiz uma boa leitura. Numa só tarde iniciei e findei a obra. E gostei! Fiquei com gostinho de quero mais. Agora vou decidir se vejo ou não o filme, haja vista que em 99,9% dos casos de filmes baseados em livros que já li me decepciono.

9 comentários:

  1. Não assista o filme, pois é uma porcaria!
    Quanto à questão, particularmente não acredito em destino; acredito em "esforço, escolhas e consequências".
    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro ta na minha lista a umtempãp, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo..
    O filme é muito bom!!!

    ResponderExcluir
  3. Cláaaaassico! Ótima escolha!
    Já vi a adaptação para o teatro, um musical muito bem feito. Mas pro cine não vi não...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Adoro Victor Hugo e adoro Os Miseraveis!!! Vi o musical muitas vezes e o filme tambem. Bela escolha. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não li esse livro e nem vi o filme ainda. Já li muito a respeito dele, pois é um clássico, mas nunca me animei muito com a história. Agora depois de ler seus comentários vou por Os Miseráveis na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  6. Já iniciei a leitura deste livro algumas vezes e não terminei, por conta de tempo e trabalho. Ainda vou lê-lo... rsrs Ele continua na minha lista de leitura tbm!

    Bjão

    Ps.: Firme e forte no desafio, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Patrícia!
    Que bom que tenha alcançado uma visão profunda da obra lida. Quero crer que somos resultados daquilos que escolhemos. Qual a graça de um destino traçado?

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi, Patricia
    Ótima resenha para um ótimo livro. Assisti ao filme e achei bom, não estragaram tanto a história não...é claro que o livro é muito melhor, como sempre...

    ResponderExcluir
  9. Oiie, uma ótiima escolha, já lii e assistii o filme, é maravilhosoooooooooooo !!!
    Ameii, pode assistir o fiilme pois vc naum irá se arrepender ;~]
    Nathy.R' #

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!