sábado, 19 de junho de 2010

UMA MENÇÃO

Dizem que jamais morre quem planta uma árvore, escreve um livro e tem um filho. Ontem morreu um homem que escreveu um número incontável de obras literárias de grande valor para a comunidade letrada do mundo inteiro.

Escrever, para mim, é transformar em palavras toda emoção e sentimento que residem dentro da nossa mente. É permitir que outras pessoas participem de toda essa nossa emoção e sentimento, com a mesma intensidade que sentimos ou, dependendo de nossa habilidade expressiva, extrapolar nossos próprios limites e proporcionar que cada um promova sua própria carga de emoção e sentimento.

Minha ínfima opinião é que Saramago era assim, um gênio na habilidade de expressar suas idéias, contar fatos, promover debates internos de mim comigo mesma e encantar com as palavras de tal modo que me transportava as suas histórias, sem um mínimo de esforço, apenas necessitando, para isso, abrir um de seus livros e iniciar a leitura.

Sua forma de expressão, estilo literário e ideias fantásticas farão falta, sobretudo ao meu mundinho, de modo que comunico aqui que morreu, no dia 18 de junho de 2010, aos 87 anos, José Saramago, escritor Português, único Nobel de Língua Portuguesa. Entretanto, saliento que morreu seu corpo físico, pois suas emoções e sentimentos estarão para sempre vivos através da transformação realizada pelo autor em palavras.

4 comentários:

  1. Vai-se a matéria, mas permanecem as ideias!
    Linda homenagem, Patrícia!
    Que o gênio português descanse em paz...

    ResponderExcluir
  2. Patricia, bela homenagem. O nome de Saramago permanecerá vivo enquanto houver literatura pois sua obra retrata o ser humano.

    ResponderExcluir
  3. É, meu anjo, o próprio Saramago disse que "fisicamente habitamos um espaço, mas sentimentalmente, somos habitados por uma memória." Ele se foi fisicamente, porém estará habitando muitas memórias através do legado literário que deixou...

    Bela homenagem!

    ResponderExcluir
  4. Patrícia, vc ganhou o livro do Neruda da blogagem coletiva cartas de amor http://fio-de-ariadne.blogspot.com/2010/06/resultado-do-sorteio-cartas-de-amor.html

    abraço

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!