segunda-feira, 1 de março de 2010

RESENHA DE MARÇO - O APANHADOR NO CAMPO DE CENTEIO



O tema para a leitura do Desafio Literário referente ao mês de Março é Clássico da Literatura Universal, e o meu título escolhido foi “O apanhador no campo de centeio”. Coincidentemente, dias antes de iniciar a leitura, o autor deste livro, Jerome David Salinger faleceu, o que me instigou ainda mais a lê-lo, tendo em vista os inúmeros artigos publicados a respeito de sua carreira e sua mais famosa obra, esta que aqui trato

Resenha do Livro: Um garoto com notáveis problemas psicológicos é expulso de mais um colégio e na trajetória antecipada para casa ele relata as angústias que acometem seu ser e o levam a uma depressão profunda, possível causa de todo o seu desajuste social, familiar e escolar.

O que achei do livro: Quando iniciei o Desafio Literário me propus a ser sincera em todas as etapas, por isso venho detalhando todos os passos, desde a publicação da lista, com justificativas de escolhas e, principalmente minha visão do livro lido.

Confesso que imaginei o texto bem diferente do que li. Assustei-me tremendamente com o linguajar utilizado por Salinger ao descrever a dor e o sofrimento da personagem principal. Foi o livro que mais demorei a ler em toda a minha vida, proporcionalmente ao número de páginas. Na verdade só terminei de lê-lo por obrigatoriedade do Desafio.

Entretanto, no terceiro quarto do livro, comecei a me compadecer do jovem Holden Caulfield, todas as angústias que ele sofria, a falta de compreensão de suas ‘diferenças’, a perda não resolvida do irmão, os conflitos naturais da adolescência que precisam ser acompanhados de perto, sobretudo pelos pais sob pena de que os filhos sofram demasiadamente algo que deveria ser ‘normal’.

O livro levou-me a refletir sobre a dor da depressão e como passamos a ver o mundo e as pessoas de uma forma mórbida e obscura; como muitas vezes nossas crianças, jovens e adolescentes podem apresentar problemas escolares por questões que podem ser facilmente resolvidas com um pouco mais de atenção, carinho, solidariedade, compreensão (desculpem, aqui é a Orientadora Educacional falando).

No mais, acabei gostando do livro. Não do texto em sim, mas do contexto, da mensagem passada por Salinger, da necessidade de olharmos com outros olhos não apenas adolescentes desajustados, mas todos aqueles que sofrem desse mal silencioso que acomete grande parte da população e que muitas vezes se esconde pela alcunha de rebeldia, antipatia, timidez, revolta, arrogância, e tantas outras com as quais nos deparamos no dia a dia.

22 comentários:

  1. Estou lendo este livro pro Desafio também, ele é meu livro reserva. Quando eu terminar volto pra comparar as opiniões.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, este não é um livro fácil. Concordo com vc quando diz que gostou mais da mensagem do que da escrita em si. Contudo, considero este um livro obrigatório:)

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Eu li esse livro já faz alguns anos, e tambem achei bem dificil de terminar a leitura, é uma leitura bem cansativa.

    ResponderExcluir
  4. Oiê, Achei interessante seu comentário como educadora, não por ser também uma, porém por ser mãe de uma adolescente de treze anos, muitas vezes me pego a pensar no que virou nossa sociedade como um todo, e nossa responsabilidade como orientadora desse grupo que tem se mostrado tão perdidos em pensamentos, conflitos de ideais, e até mesmo sem uma base de alicerce em tudo que os rodeiam.... Deve ser importante a leitura deste livro, apesar de toda barreira existente nesta leitura.... abraços Dani

    ResponderExcluir
  5. Esse é um dos que estão na minha lista das leitura que eu gostaria de fazer... minha filha adolescente leu e amou. Acho que retrata bem esse momento da vida, cheio de questões, não é? Boa resenha! Sincera.

    ResponderExcluir
  6. Olá Patrícia, muito honesta e crítica a tua resenha, parabéns. Eu gosto muito de o apanhador, mas realmente não é uma leitura fácil!
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  7. esse livro eu quero ler, mas sei q em se tratando de clássicos, tudo é mais dificinho mesmo. bjus

    ResponderExcluir
  8. Patricia
    Que bom que chegou ao fim do livro e que tenha gostado, pelo menos, de alguns aspectos. Ja' valeu a leitura. Pela sua resenha achei a histo'ria interessante mas pelos comenta'rios deve se cansativo, mesmo assim colocarei na minha lista. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Outro clássico que também não li ainda, apesar de ouvir falar sobre ele sempre.
    Ótima resenha. Acho q vai entrar na lista do ano que vem.
    Abraço e fica com Deus!!!!

    ResponderExcluir
  10. Já na resenha de março?
    eu nem publiquei a de fevereiro ainda... mas tenho justificativa, né? (risos)

    Ainda não li O apanhador... fiquei com vontade.

    Bjooo

    ResponderExcluir
  11. Eu AMO o Holden Caulfield... li qdo era adolescente e me identifiquei total com o maluquinho.
    Chocada com a sua rapidez, menina! Hj ainda é dia 4!!!! Estou enroladíssima com a minha escolha (Jane Austen).
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Nossa, Patrícia!
    Estou colocando na minha lista como obrigatório, justamente pela mensagem.
    Beijo grande!

    Meu livro de março:http://eulalios.net/eueeu/index.php/2010/03/05/desafio-literario-2010-livro-de-marco-resenha/

    ResponderExcluir
  13. Já tinha ouvido falar nesse livro, mas nao sabia sobre o que se tratava... ótima resenha, se bem que, acho, não é uma leitura que faça muito meu estilo, pelo menos no momento.. ;)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Pela sua resenha, me pareceu um livro denso. Mas, que bom que conseguiu tirar ensinamentos para sua vida.
    Abs,Rê

    ResponderExcluir
  15. Tenho uma intensa curiosidade acerca do livro. Sua resenha reforçou a sensação. Muito bom o seu comentário.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Devido a problemas técnicos (como eu ocmentei em um outro blog), eu tive que trocar meu livro. Estou lendo o mesmo que vc agora!

    Por isso comentarei melhor quando eu acabar!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. POis é.. esse ja foi pra lista...
    Interessantissimo!!!!

    ResponderExcluir
  18. Gosto muito desse livro, é um clássico mesmo...parabéns pela boa resenha

    ResponderExcluir
  19. Olá... sentiu falta do meu comentário aqui? rsrs

    Minha querida, hj publiquei minha resenha e então somente agora vim ler a sua e comentar.(Não quis ser influenciada... rsrs)

    Gostei mais desse livro do que o anterior da lista (Eragon). Como já dissemos, não era nada do imaginamos a respeito do Apanhador, não é mesmo? Mas para mim, que lido com adolescentes, e as vezes ainda vivo 'minhas crises existenciais', foi uma boa leitura.

    Sua resenha ficou ótima, melhor do que a minha. Gostei muito dos seus comentários, da sua análise em relaçao à dor a ao sofriemnto do Holden. Muito bom mesmo! Instiga ainda mais a quem não o leu a ler agora.

    Bjão e até a próxima

    ResponderExcluir
  20. Achei bem interessante sua forma de falar do livro...isso ja aconteceu comigo no desafio: terminar de ler um livro meio que por obrigação...mas o mundo literario tem dessas coisas mesmo...nem tudo agrada a todos...espero que suas proximas leituras sejam melhores. gostei da sua forma positiva de falar do livro

    ResponderExcluir
  21. gosot não se discute, mas como ja falei sobre esse mesmo livro com outra blogueira no mÊs passado (livro do qual eu amo), vocês duas entenderam o conceito do livro e por isso acredito que seja o mais importante.

    Acho que quem já passou pelo que o Holden passa se apaixona pelo livro, mas entender o sofrimento que esse personagem sente e ver sob sua otica é o principal.

    quando li o livro percebi que não estava só, eu não era a unica a sentir aquilo. Isso dá um alivio e ao mesmo tempo uma sensação de que podemos sobreviver. É o ponto mais alto da leitura de Salinger.

    http://becodaspalavras.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Adorei a resenha, mas é bom saber que o livro não é facil, só o lerei se um dia alguem me der...rsrs....com tanto livro pra ler é bom saber o que vai me cativar e o que vai ser cansativo.....beijoaks elis!!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!