quinta-feira, 19 de agosto de 2010

RESENHA DE AGOSTO

OS ESPIÕES - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Encontrar o livro do Desafio Literário desse mês não me deu nenhum trabalho. Comprei-o numa viagem e trabalho à capital. Li-o todinho no dia seguinte, um dia muito frio por sinal, onde vestia blusa e luvas de lã e meus cabelos soltos aqueciam meu pescoço.

Os Espiões trata-se de um romance policial "mamão-com-açúcar", sem maiores surpresas. Um escritor frustrado, trabalhando como editor numa pequena editora se apaixona platonicamente pela autora e possível personagem de um livro que lhe chega em partes pelo correio, história esta cheia de suspense e ficção.

Não sei se influenciada pelo momento que vivo ou pela realidade que vira e mexe bate na minha cara, a sensação que tive ao ler as últimas páginas e fechar o livro é que, muitas vezes, criamos verdadeiras histórias nas nossas mentes e acreditamos tanto nelas que elas se tornam reais e passamos a viver neste mundo místico: meio real, meio ficção e não tomamos consciência dos perigos que corremos.

Quantas vezes já me vi na situação da personagem principal quando ele chega na cidade de Formosa e sente-se como que se estivesse entrando num mundo irreal e imaginário, num universo paralelo que não o seu, que não a realidade da qual faz parte e vive. Somos assim. Nos transportamos para mundos que atenuam a realidade na qual estamos inseridos, mesmo que apenas para atenuarmos nossos sofrimentos cotidianos, as pressões do dia-a-dia.

Viver não é fácil (disso tenho certeza!), mas os caminhos que escolhemos podem tornar essa vida mais simples ou mais complicada; uma comédia romântica ou um romance policial. Isso depende de nossas opções, do roteiro que escolhemos encenar, de nós mesmos.

Bom livro, boa linguagem, boa história!

7 comentários:

  1. Humm... só boa?!
    Acho que espero mais do livro, deve ser pq amo o autor e sempre espero dele coisas maravilhosas.

    Quando vai me emprestar para eu ler?
    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Patrícia, se com a leitura é possível alcançar uma reflexão tão profunda, rica como essa, eu quero experimentar essa leitura também.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Parece interessante! Já topei com eles muitas vezes na livraria...
    Um dia eu leio!

    ResponderExcluir
  4. LFV é TDB kkkk Ainda não li esse. Sua resenha ficou tão bacana cheia de reflexões.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Esse vai pra lista, há um tempinho ja to de olho. A resenha so me confirmou que preciso ler!

    ResponderExcluir
  6. Adoro o LFV, mas não conhecia este livro? É recente (de 4 anos pra cá)?

    ResponderExcluir
  7. Sim Laura, esse livro é de 2009 e é mesmo muito boa. A linguagem de Luis Fernando Veríssimo me encanta. Vale a pena ler.

    Bjo

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!