quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TROCA-SE DE MEIAS COMO TROCA-SE DE IDEIAS


Tem gente que nunca troca as meias. Entra semana e sai semana e a meia é a mesma. Até que um dia, por pura e simples incapacidade da vestimenta, toma-se aquela meia velha, puída, suja, fedorenta, imprestável mesmo, e joga-se fora, colocando, assim, outra em seu lugar (mas não sem antes lamentar, afinal foi uma ideia meia tão boa, serviu por tanto tempo...).

No final de semana, quando as roupas do período são lavadas, eu coloco no varal sete pares de meia da minha filha. Não sei como ela dá conta, mas tem vezes em que são tiradas oito e até nove pares de meia dela da máquina de lavar num único fim de semana. Elas ficam lá, penduradas no varal, balançando ao vento para secar que nem bandeirinhas coloridas: tem azul, rosa, amarela, de beiradinha vermelha, de beiradinha preta e branca, a grande maioria é de brancas. Ela só não tem meias de bichinhos, porque não gosta de ideias meias muito infantilizadas.

Quando o inverno desse ano começou, passei a encontrar no caminho da escola diversos adolescentes calçando meias e chinelos (que loucura!).

Conheço gente que jamais usa meia. Pode estar calor ou frio, esteja a pessoa de tênis, sapato ou sandálias, os pés estão sempre descalços de meias. Estes jamais pensariam em usar uma ideia meia, recusam terminantemente este recurso de vestuário.

Tem uma gente, que de tão pragmática, tem um par de meias escrito “E” no pé esquerdo e “D” no pé direito. Para isso só tenho a dizer que suas ideias meias são tão organizadas, previstas, planejadas, objetivas, estabelecidas, como sua própria vida. Como então inserir algo imprevisto nessa gaveta de meias?

Conheço outras gentes que dormem de meias, mesmo que seja calor. Mesmo que a pessoa esteja nua e destampada as ideias meias estão lá, embalando seus sonhos.

Eu não sou muito chegada a trocar de meias não. Mas também não sou extremista em não trocá-las. Meu maior problema está em perder o foco e as meias. Isso porque gosto sempre de usar as mesmas, mas nunca sei onde as deixei, se dentro de um tênis, debaixo da cama, dentro daquela bota no armário ou se ela foi para a máquina de lavar e se misturou com as demais coloridas, porque as minhas ideias meias são brancas, sempre brancas.

Outro dia ganhei uma meia de dedinhos. Uma gracinha! Uma delícia de vestir. Os dedinhos são brancos com florzinhas nas pontas e o corpo da meia é verde cheio de borboletas e florzinhas. Calcei na hora que ganhei. Dormi e fiquei o sábado inteiro vestida com ela. A noite, quando fui jantar na casa de amigos fui calçada com ela e com chinelos (que loucura!).

Adorei a novidade da meia de dedinhos, colorida e cheia de desenhos, mas isso não significa que abandonei minhas velhas ideias meias brancas, significa apenas que estou abrindo espaço para novas experiências, novas sensações e prazeres.

2 comentários:

  1. Hummmm...
    Adoro meiasss!! (Nesse momento estou de meias e chinelos, rsrs) Sou daquelas que usam meia até no verão.

    Curto novas ideias também, gosto de originalidade; às vezes sou meio tradicional, mas é bom sair da rotina de vez em quando... rsrs

    Adorei o textoo, mt bom!
    Bjus

    Ps.: A propósito suas meias são mesmo lindinhass!!

    ResponderExcluir
  2. Idem Regina... Rsrsrsrs
    (inclusive a parte de estar de meias e chinelo)

    Uma delícia seu texto, meu anjo.

    Bj, e saudades...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!