segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

LISTA DO DESAFIO LITERÁRIO 2010


Tenho apenas um irmão que é 09 anos mais velho que eu. Esta posição dentro da minha família, ao contrário de que alguns possam pensar, me trouxe inúmeros problemas na minha infância e adolescência. Conceba ser criada com um cara que foi filho único durante 09 anos? Então, dá para imaginar meu sofrimento.

Mas, também não foi de todo ruim. Aprendi a me virar sozinha desde muito cedo; sou doutora em chantagistas, por isso não é muito fácil me pagar neste embuste; e, aprendi a apreciar um bom desafio (isso era a segunda coisa que meu irmão mais fazia comigo, desafiar; a primeira era chantagear).

Acho que é por isso que me empolguei tanto com o Desafio Literário 2010 da Vivi. Por isso e por simplesmente ser apaixonada por literatura e, preciso ressaltar, há muito tempo não lia por prazer como tenho feito desde que aceitei o desafio, sem contar que montar a lista dos livros a serem lidos no decorrer do ano, já se mostrou um desafio à parte.

Como temos nos divertido com essa etapa! Garimpar livros em malas empoeiradas, e tuias cheias de teias de aranha, pedir emprestado exemplares de outro município, voltar às bibliotecas de minha adolescencia e, comprar exemplares novos que ainda não fazem parte dos acervo acima mencionados, são alguns dos exemplos das aventuras vividas por mim e meu anjo da guarda na elaboração da lista e captura dos títulos.

Outro desafio ao qual nos propomos foi eleger membros para lerem conosco e serem ‘desafiados’ também. Para tanto, precisamos fazer algumas concessões, tipo deixar que eles usufruam da nossa lista tão duramente elaborada, emprestar os nosso livros tão dificilmente conseguidos, além de promover um ‘Chá Literário’ ao final de cada etapa para a discussão filosófica dos livros lidos, ao invés de uma simples resenha a ser postada neste blog. É claro que farei uma ‘resenha’ do ‘Chá’ que, na verdade, será outro prazer à parte.

Olha, vejam só: não foi apenas um desafio que aceitei afinal, foram vários e cada um mais maravilhoso que o outro. Portanto, é esperar para ver, ou melhor, ler.

Segue a minha lista de títulos a serem lidos:

Janeiro – Tesouro do amor- Júlia James

Fevereiro – O fantástico mistério de Feiurinha – Pedro Bandeira

Março – O Apanhador no Campo de Centeio – Salinger

Abril – O diário de um naufrago – Gabriel Garcia Marquez

Maio – O diário de Brigit Jhones

Junho – A Paixão segundo G.H – Clarice Lispector

Julho – Os miseráveis – Vitor Hugo

Agosto – Os Espiões – Luis Fernando Veríssimo

Setembro – Romeu e Julieta - Schakespeare

Outubro – Adeus China: O último bailarino de Mao – Li Cuxin

Novembro – Cain - Saramago

Dezembro – Mistérios do Coração – Roberto Shinyashiki

Os participantes do meu grupo são:

• Eu: Patrícia
• Delminha
• Regina
• Max
• Fabinho
• Darlene
• Vera
• Grê
• Jerusa

Em tempo: o grupo não está fechado, se alguém ainda quiser fazer parte será muito bem vindo, pois além de um pouco mais de cultura, esse desafio vai nos render bons momentos de amizade, carinho, amor...

3 comentários:

  1. Gostei da idéia de fazer em grupo!
    Mas meu desafio vai ser diferente. Eu não funciono bem com um planejamento tão criterioso. Vou seguindo, um mês de cada vez. amanhã vou na banca comprar um exemplar de sabrina ou julia... (risos) sem nem pensar em qual será.
    E o mês que vem... cuidará de si mesmo. Parafraseando Jesus, que disse: "Basta a cada dia o seu mal."

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi, moça.
    Sou o pai do Antonio Prata, aquele que você ser que ser igual quando crescer. Pela fotinha ali, me parece que não vai crescer muito mais.
    Mas se quiser uma dica vou dar. Nos livros selecionados para as suas leituras deste ano, tem algumas obras-primas e uma ou outra grande merda clássica.
    Se quiser, posso começar a te ajudar a ser como eu.
    Beijo
    Mario Prata
    mac.prata@terra.com.br

    ResponderExcluir
  3. Humm, muito bom Sugai, ops, Sr Mario Prata, claro que aceito sua ajuda, o objetivo de postar a lista é esse mesmo: socializar. Então vamos lá, quais são suas alterações?

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante!