Quando adolescente, tentei enveredar pelo mundo da leitura dos romances de banca, mas essa odisséia foi por demais curta. Achei este estilo repetitivo, sempre havia uma mocinha indefesa e um homem forte e musculoso pronto para salvá-la do mal que a acometia. Cansei, enjoei, e voltei a ler os clássicos, os romances policiais e outras pérolas que encontrava na biblioteca da escola e na Casa de Cultura.
Com o ‘Desafio Literário 2010’, me propus a ler não um, mas dois livros deste estilo e confesso que o primeiro foi além das minhas expectativas. Segue a resenha do primeiro, o outro será mencionado no resumão do “Chá Literario”.
PS: Como ainda sou inexperiente nesta área contei o final do livro, portanto, quem não quiser conhecê-lo pule openultimo parágrafo. Desculpem-me.
Em “Tesouro do amor” de Julia James, a mocinha não era nada indefesa, muito pelo contrário, era decidida, sabia exatamente o que queria e o que não queria. O mocinho, em contra partida, era um cara rico e que estava acostumado a ter tudo o que queria através de seu poder e riqueza. Conclusão, quando não conseguiu levá-la para a cama, aproveitou-se de um acaso do destino, um roubo de uma jóia caríssima não explicado apontou-a como culpada, e a chantageou para tal.
O cara levou a moça para uma ilha do caribe, com uma mansão maravilhosa, tendo à sua disposição criados que lhe satisfazia todas as vontades e necessidades. Ela tinha o dia todo livre para se refestelar pela ilha e, à noite tinha que servir ao ricaço mimado na cama. E olha que ela gostava. Achava o cara “viril” e gemia de prazer em seus braços (só não admitia, claro).
Quase no finalzinho do livro, o cara completamente apaixonado por ela e ela por ele, mas ambos cabeçudos o suficiente para não admitirem. Aconteceu que a moça foi seqüestrada por um Xeique Árabe que queria saber do paradeiro da amiga dela que fora sua amante.
Cego de paixão o ricaço mimado não pensou dias vezes em invadir a lancha onde a mocinha se fazia refém e a salvou, levando por isso um balaço no peito e quase morrendo.
É claro que no período de sua convalescência no hospital os males entendidos foram todos esclarecidos e eles puderam se casar e viverem felizes para sempre.
Ai,ai, nada como um bom romance mamão com açúcar para iniciar o ano.
Na adolescência lia muito esses livros, Julia, Sabrina e, meu preferido Barbara Cartland, depois também descobri as bibliotecas do bairro e do colégio, onde outra literatura surgiu em minha vida.
ResponderExcluirAchei ótima a idéia do desafio, será que consigo cumprir ele também? Vou tentar! bjs
Fala sério!!
ResponderExcluirAcho que o melhor nesse desafio é também não levantar expectativas. Lançar fora nossos 'preconceitos' e tentar garimpar algo de proveitoso no que estivermos lendo... rsrs não é mesmo?!
Bjos
Ps.: Daqui a pouco vem aí a minha 'resenha'... rsrsr
Gostei da historia, e as resenha ta boa...
ResponderExcluirTempao que nao leio essa categoria de romance...
Deu ate saudade.. XD
Eu tbm comecei o ano com mocinhos cabeçudos. Nunca li mta coisa do gênero e reconheço: nada mal para começar o ano. rsrs
ResponderExcluirEu adoro essas mocinhas cheia de personalidade!!
ResponderExcluirEu gostei muito da sua resenha, acho que passou certinho o clima do livro, leve, empolgante e sensual.
Espero a próxima! Abços!
Rsrsrsrsr Esse é daqueles romances de banca mesmo!!! Raptos, caras ricassos e resgates! Muito boa sua resenha.
ResponderExcluirBjo.
Oi, Patrícia!
ResponderExcluirEntão, o estilo repetitivo que predomina nos enredos me cansa também. Mesmo assim se for para ler, eu leio. E até compro romances de banca que ficam estocados para quando bater aquela vontade de relembrar minhas leituras de adolescente.
Você se saiu muito bem no desafio e nos brindou com uma resenha bastante convidativa. Valeu e vamos para o próximo!
Olá, Patrícia!
ResponderExcluirÉ bom ter a oportunidade de conhecer novos pontos de vista... Esse desafio está sendo ótimo!
Gostei de seus comentários... Ainda que prefira não conhecer tantos detalhes da história, principalmente do final. Quebra totalmente a minha curiosidade sobre o livro...
Até o próximo desafio.
Bjo!
Gente, não está o máximo este desafio? E o melhor, além do desafio propriamente dito é nos socializarmos, não é verdade?
ResponderExcluirEm relação aos detalhes do final do livro, vou tomar mais cuidado da próxima vez, ok Srta. Camila?
Bjão mininas até a próxima, aliás, já estou lendo o próximo da lista.
OS livros da Julia James são levezinhos, eu gosto por isso, mas ela não é minha autora de banca preferida não. A série paixão tem grande circulação e variedade de autores.
ResponderExcluirGostei da sua resenha, mas como disse a Camilla se vc esconder os detalhes, ficaremos curiosas p ir ler, rs
E concordo com vc: E o melhor, além do desafio propriamente dito é nos socializarmos.
Não conhecia teu blog, mas passarei por aqui + vezes.
bjssss
Oi Patrícia, concordo com a Srta. Camilla. Não seria um caso de avisar o leitor no início que a resenha contém spoiler? É só uma sugestão e basta editar. rsrsrs
ResponderExcluirEsse livrinho não li, então não posso opinar.
Existem muitos estilos nos romances de banca, para evitar esse problema de pegar algo repetitivo e chato é só pesquisar nos blogs especializados. ;)
bjos
Pô gente, não sou tão experiente como vcs em resenhar livros, por isso coloquei o final no meu, mas prometo não fazê-lo nos próximos.
ResponderExcluirVou segui o conselho de vcs e avisar logo no início que vacilei.
Bjão e valeu pelas dicas
Patrícia;
ResponderExcluirDesculpe se fui indelicada... não queria que vc achasse que o que comentei diminuiu a qualidade de sua resenha. De nenhuma forma vc "vacilou", apenas deu a sua opinião... o seu jeitinho de contar a história. E isso já é louvável. Não fique constrangida pela inexperiência. A gente aprende tentando e aceitando outras opiniões para melhorar.
Sua atitude foi muito madura. Parabéns! Entenda a minha colocação como crítica construtiva, certo?
Estou escrevendo para evitar qualquer mal entendido, viu?!
Vc escreve super bem... e virei te visitar sempre que possível.
Bjo!
Srta. Camila, meu anjo,
ResponderExcluirNão pense que fiquei chateada, muito pelo contrário, gosto qdo as pessoas me avisam qdo errei, pois minha percepção não é assim tão boa. Realmente não tenho hábito de resenhar livros desta forma, minhas resenhas são científicas mesmo, por isso "vacilei", mas já estou fazendo a resenha do próximo livro da forma adequada para os leitores q se interessarem por lerem o mesmo.
Bjão e obrigada pela dica e pelo elogio, nunca deixe de me dizer onde estou pecando.
Oi Patrícia,
ResponderExcluirLi todinha sua resenha, porque há tantos livros de bancas que vai ser meio impossivel um dia eu topar com esse a não ser que eu esteja realmente procurando....rsrs....mas adorei seus comentários....e o reconhecimento de sua pequena e perdoável falhinha......Sucesso com seu blog!
Bjus elis!!!! Espero que possamos ser boas amigas...te mais!!!
ASHIIHSAHISAHI Gostei. ;D
ResponderExcluirEi Elisandra,
ResponderExcluirObrigada pelo carinho, claro que podemos ser grandes amigas, pois adoro fazer novos amigos, conversar, rir, trocar figurinhas...
Oi Patrícia.
ResponderExcluirBom saber que você se identificou com o livro, embora não seja sua praia.
Concordo com você, alguns romances de bancas são repetitivos , mas quando damos a sorte de pegar um livro bacana, aí só largamos o livro no "Feliz!...porque romance sem final feliz, não é romance...já faz parte do pacote.
Bjs...Rê
Sim Rê, qdo gosto do livro, independente do gênero, só largo no "felizes". Manias de leitoras por paixão, né?
ResponderExcluirQue história, heim, Pati!
ResponderExcluirAdorei!
Bjs
Patricia
ResponderExcluirEu acho que o legal nesses romances de banca e' o happily ever after!!!! Muito boa sua resenha, ate' fevereiro. Como vc, tambem nao sou fa deste tipo de literatura. Beijos
Oi, Patrícia!
ResponderExcluirMuito boa sua resenha, foi bem direto ao ponto, rs. Parece interessante esse livro, apesar de eu também não ser muito fã de romances de banca.
Bjos
Ei Patrícia,
ResponderExcluirEu não sou muito fã de romances de banca então ja li logo o post todo com final e tudo rsrsrs
Agora nem preciso mais ler o livro :O
Adorei a resenha, eu fugi um pouco do tema na minha lista do desafio deste mês.
bjoo
Puxa, que bom que você experimentou o gênero mais uma vez, mas sua resenha me deixou sem vontade de ler o livro...
ResponderExcluirbeijo grande!
Humm Cynthia, desculpe-me, mas realmente não recomendo. Vamos esperar para o próximo mês, quem sabe fiz uma escolha melhor.
ResponderExcluirPatrícia, legal a tua resenha, mesmo não gostando deste estilo de livro tu conseguiu escrever super bem sobre ele. Eu também não me acertei muito bem com o estilo, mas adorei o desafio :D
ResponderExcluirestrelinhas coloridas...
Puxa, que história, hein? Fiquei até tonta com tantos acontecimentos fortes. hehehe...
ResponderExcluirAdorei a resenha. Te vejo na próxima :)
Bjinhos, Rê.
Oi Patricia,
ResponderExcluirGostei do livro, parece ser bom, é a primeira vez que li esse gênero, e confesso que gostei, após uma leitura cansativa é uma boa pedida, não é mesmo!?!
Ah, vim aqui te convidar para participar da promoção que está rolando lá no Amante dos Livros e Afins em parceria com o blog Compartilhando Leituras.
Se tiver interesse, dê uma passadinha lá.
Bjs.
Não gostei muito do livro não. Achei meloso demais,mas cada um tem seu gosto, não é mesmo.
ResponderExcluirOarabéns pela resenha.
obrigada pelo comntário!
ResponderExcluiradorei a resenha, a história do livro parecer ser bem aqueles livros de banca.
o bom é que são sempre histórias rápidas de ler.
beijos